O jogo de cartas Munchkin foi lançado no ano 2000 pela empresa Steve Jackson Games pertencente a Steve Jackson, o mesmo criador do sistema de RPG GURPS. Ganhador do prêmios de melhor jogo tradicinal de cards do ano de 2001. O jogo de cartas MunchkinO faz um tremendo sucesso mundo afora trazendo uma forma original e muito divertida de interação entre os jogadores além de uma série de provocações aos jogos clássicos mais conhecidos.
O jogo Munchkin surgiu como uma sátira aos jogos de RPG medieval conceituados como o D&D. Nele cada jogador faz o papel de um explorador de masmorras, um típico aventureiro enfrentando monstros e colecionando tesouros, mas de uma forma divertida e um tanto quanto “ridicularizada”.

Steve Jackson
Criador do Munchkin e do GURPS
Características do Munchkin:
Nesse Card-Game hilário existem 2 tipos de cartas separadas em pilhas diferentes, uma de “portas” e outra de “tesouros”. Cada jogador (De 3 a 6) deve sacar uma carta da pilha de portas e enfrentar o desafio que há nela, que pode ser um monstro ou uma maldição por exemplo. Caso seja um monstro o jogador pode enfrentá-lo ou fugir; se enfrentar e o nível do monstro for mais baixo que o seu próprio ele vence e ganha uma certa quantidade de níveis e tesouros, se perder isso acaretará a “coisa ruim” da carta do monstro que pode ser desde a morte do personagem até a perda de itens. Cada jogador começa no nível 1, o primeiro a chegar ao nível 10 vence.
Existem cartas pra ajudar o jogador dando bônus a ele, como as de “Raça” (Elfo, anão, humano, etc), as de “Classe” (Guerreiro, ladino,clérigo, etc) e os “Equipamentos” (Armas, armaduras, etc). A idéia geral é que os jogadores formem um grupo unido para enfrentar os desafios, mas na prática a situação é outra...
Ao longo do jogo várias situações colaboram para o divertimento dos participantes acentuando o caráter humorístico que torna o Munchkintão atrativo. Um exemplo disso são as várias formas de interação entre os players que normalmente são do pior tipo possível:
Ajuda na Batalha ( ou não ):
Sempre que um jogador se depara com um monstro, no momento em que ele vira uma carta do tipo “porta” ou caso ele baixe uma carta de monstro de sua mão, ele pode precisar de ajuda de outro jogador para vencê-lo; a parte engraçada é que o outro jogador pode cobrar por essa ajuda o quando achar que deve... e nunca é barato.
Sempre que um jogador se depara com um monstro, no momento em que ele vira uma carta do tipo “porta” ou caso ele baixe uma carta de monstro de sua mão, ele pode precisar de ajuda de outro jogador para vencê-lo; a parte engraçada é que o outro jogador pode cobrar por essa ajuda o quando achar que deve... e nunca é barato.
Troca de Itens:
Quando não está combatendo, o jogador pode trocar cartas com os outros da maneira que achar melhor, normalmente isso envolve chantagens e propostas indecentes para prejudicar um outro jogador, “Te dou essa carta se você NÃO ajudar ele nesse combate”.
Roubo de Itens:
Caso outro jogador morra ao enfrentar um monstro, todas as cartas dele serão postas em mesa e cada um dos demais escolherá uma, as demais são descartadas e o jogador volta ao jogo com as mãos vazias ( mas pode recomprar as cartas iniciais na próxima rodada ). Isso também pode ocorrer caso haja um jogador com a carta de “Ladino” que dá direito a roubar os outros jogadores, mas caso este fracasse no teste ele perde um nível, provavelmente devido a surra que vai levar... Tem esperto pra tudo afinal.
Caso outro jogador morra ao enfrentar um monstro, todas as cartas dele serão postas em mesa e cada um dos demais escolherá uma, as demais são descartadas e o jogador volta ao jogo com as mãos vazias ( mas pode recomprar as cartas iniciais na próxima rodada ). Isso também pode ocorrer caso haja um jogador com a carta de “Ladino” que dá direito a roubar os outros jogadores, mas caso este fracasse no teste ele perde um nível, provavelmente devido a surra que vai levar... Tem esperto pra tudo afinal.
Sacaneando os outros Players:
Como quem chegar primeiro ao nível 10 vence, os jogadores não poupam esforços para atrasar a concorrência, isso é feito através de várias cartas como maldições, monstros invocados ou recusar-se a ajudar em combates propositalmente... He He He.
Como quem chegar primeiro ao nível 10 vence, os jogadores não poupam esforços para atrasar a concorrência, isso é feito através de várias cartas como maldições, monstros invocados ou recusar-se a ajudar em combates propositalmente... He He He.
Outra característica que torna o Munchkin extremamente divertido é o fato de o jogo ser feito para não ser levado a sério em hipótese alguma. As cartas que o constituem são uma ilustração perfeita disso:




Algumas das cartas hilárias e completamente sem noção de Munchkin como “Coisa com nome tão grande que não há espaço para a foto na carta”e “Vendedor de Seguros”, um monstro de nível 14. Detalhe: a 3° carta chama-se “Motor Improvavelmente Infinito” e foi inspirada no livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.
Com uma combinação de elementos cômicos e competitivos, Munchkin conquistou rapidamente o respeito e a admiração de pessoas ao redor do mundo, ganhando lugar de destaque em feiras e eventos de RPG e Card-Games em geral. O sucesso foi tanto que o jogo ganhoualgumas expansões e suplementos.
Suplementos e Expansões para Munchkin
Unnatural Axe | Clerical Errors |
Clerical Errata | The Need for Steed |
De-Ranged | Demented Dungeons |
More Good Cards | Cheat With Both Hands |
Munchkin Fairy Dust | Munchkin Waiting For Santa |
Munchkin Marked For Death | Santa's Revenge |
Munchkinomicon | Munchkin Reloaded! |
Munchkin Monster Enhancers | Star Munchkin |
The Clown Wars | Space Ships |
Munchkin Fu | Monky Business |
Munchkin Bites | Pants Macabre |
Super Munchkin | The Narrow S Cape |
Munchkin Impossible | Munchkin Cthulhu |
Call of Cowthulhu | The Unspeakable Vault |
Crazed Caverns | The Good, The Bad, And The Munchkin |
Munchkin Booty | Jump the Shark |
Fish & Ships | Munchkin Blender |
Munchkin Go Up A Level | Munchkin Dice |
Epic Munchkin | Munchkin Zombies |
( Os trocadilhos usados nos títulos são mais engraçados em inglês, por isso os mantivemos em seu idioma original )
Não satisfeito com o enorme sucesso do Card-Game, Steve Jackson, que já é um produtor de RPG’s bem conceituado, resolveu arriscar e lançar um RPG Munchkin! Isso mesmo, depois de surgir como um Card-Game satirizando um RPG o jogo deu origem ao seu próprio RPG, mais irônico impossível !
“Muchkin RPG: D20 – THE WAY IT SHOULD BE PLAYED!” ( Munchkin RPG: D20 - Do jeito que deveria ser jogado! )
Sob este slogam altamente audacioso e tremendamente provocativo o jogo foi lançado seguindo a mesma lógica do Card-Game, ou seja, seriedade ZERO!
Sob este slogam altamente audacioso e tremendamente provocativo o jogo foi lançado seguindo a mesma lógica do Card-Game, ou seja, seriedade ZERO!




Capas de alguns dos manuais de RPG Munchkin, o caráter cômico fica evidente.

Munchkin Quest - Jogo de tabuleiro lançado em 2008 ( Já com suplementos lançados )
Steve Jackson, que parece jamais estar satisfeito, lançou em 2008 um jogo de tabuleiro de Munchkin que lembra muito as primeiras versões dos RPG's medievais e para o qual já foram lançadas algumas expansões ( pra variar ). Além disso em dezembro de 2009, Jackson lançou um aplicativo Munchkin para iPhone que é compatível com os jogos de cartas e de tabuleiro e segundo ele próprio é “Uma vantagem injusta porém completamente legalizada para quando jogar Munchkin com os amigos.”

iPhone App
Seriedade, Equilíbrio de Classes, Honestidade e Regras Justas são coisas que você JAMAIS encontrará em qualquer jogo que leve a marca Munchkin nele. Para os que já jogaram Munchkin fica a lembrança da sensação única de irritar os amigos e dar muitas risadas, para os que não jogaram fica a dica de um dos melhores jogos de cartas já inventados!
O Jogo é composto por:
1 Caixa
1 Folheto de regras
1 dado de seis faces
168 cartas (94 de masmorras e 74 de tesouros)
Site oficial: http://www.worldofmunchkin.com
A primeira edição de munchkin chegou a ser traduzida pela DEVIR. Mas já não se encontra a disposição.